MATA ATLÂNTICA: A SOBREVIVÊNCIA DOS ANFÍBIOS

Euren de Lourdes Leite Miranda Santi, Aline Cristine Corrêa

Resumo


Devido ao acelerado processo de desenvolvimento urbano e consequente destruição de habitats, a conservação e preservação de espécies como os anfíbios se mostra cada vez mais importante para a sobrevivência do meio ambiente e da biodiversidade. Este artigo tem como objetivo geral demonstrar a importância dos anuros dentro do meio ambiente, bem como a preservação da Mata Atlântica onde existe a  maior diversidade destas espécies que é hoje considerada a mais ameaçada devido ao desmatamento desregulado atingindo principalmente os remanescentes. Trata-se de uma revisão de literatura realizada por consultas baseados em artigos da internet e literatura impressa correlata. Ao final do estudo conclui-se que a riqueza, os atributos ecológicos e a diversidade de anfíbios existentes em nossa  Mata Atlântica  fazem parte da história de vida do planeta sendo que o risco de extinção destas espécies é cada vez maior e os danos advindos de tal ausência ainda não foram devidamente considerados.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, Ingrid. Anfíbios da Mata Atlântica correm risco de extinção devido às mudanças climáticas. Pensamento verde, São Paulo, fev, 2014. Disponível em: < https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/anfibios-da-mata-atlantica-correm-risco-de-extincao-devido-mudancas-climaticas/>. Acesso em: 03 ago. 2018.

BRANCO, Alice. A importância mundial dos sapos (que até têm um dia especial para eles!). Greenme, 2017. Disponível em: . Acesso em: 03 ago. 2018.

CUNHA, Carolina. Anfíbios: Por que estão desaparecendo?. Novelo comunicação, dez, 2016. Disponível em: . Acesso em: 12 ago. 2018.

HADDAD, Célio F. B., et al. Guia dos anfíbios da Mata Atlântica: diversidade e biologia. 20 ed. São Paulo: Anolisbooks, 2013. p. 11-12; 55; 57-60.

JUEVES. A importância dos anfíbios. UFMT Ciência. Mato grosso, out, 2016. Disponível em: . Acesso em: 03 ago. 2018.

NIEBUHR, Pedro de Menezes. Manual das áreas de preservação permanente: com regime jurídico geral, espécies, exceções com doutrina e jurisprudência. Belo Horizonte: Fórum, 2018. p. 26-28.

PADUA, José Augusto. Desenvolvimento, justiça e meio ambiente. Belo Horizonte: Editora UFMG.

PORTAL EDUCAÇÃO. A importância dos anfíbios. Disponível em: . Acesso em: 03 ago. 2018.

SILVEIRA, Evanildo da. Anfíbios: os mestres da adaptação podem desaparecer. Planeta, maio, 2010. Disponível em: < https://www.revistaplaneta.com.br/anfibios-os-mestres-da-adaptacao-podem-desaparecer/>. Acesso em: 02 ago. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN : 2527-077X

FESPPR - Faculdade de Educação Superior do Paraná