A FALTA DA EDUCAÇÃO COMO CAUSA DA DESESTRUTURAÇÃO FAMILIAR E A VIOLÊNCIA NA INFÂNCIA
Resumo
Buscou-se estabelecer a relação entre a falta da educação escolar e a desestruturação familiar como causa da violência e a prática de atos infracionais na infância e na juventude. O Estatuto da Criança e do Adolescente deixa claro o dever do Estado, da família e da sociedade em geral garantir com absoluta prioridade os direitos, dentre outros, à vida, à educação e à convivência familiar. O estudo envolveu seu objetivo a partir da problemática das relações das crianças e adolescentes com a família e com a instituição de ensino, bem como com os professores, ou seja, preocupações como o ambiente familiar e o tratamento em sala de aula foram expostos na pesquisa. Com base na tese de Gallo, verificou-se que vários são os fatores influentes para levar o adolescente a cometer um ato infracional, como a classe social, a família e a educação escolar. Verificou-se que a educação familiar é primordial para o comportamento da criança e do adolescente, logo a falta da educação escolar tanto dos filhos, quanto dos genitores pode ser prejudicial, induzindo além da desestruturação familiar, o comportamento infrator das crianças e adolescentes. Através de Straus, percebeu-se a importância de um ambiente familiar saudável e bem estruturado como medida preventiva contra a violência. Buscou-se aprofundar os estudos sobre o tema também através de artigos e teses, bem como índices gráficos, que comprovam que um adolescente infrator passou pouco tempo de sua vida estudando e sem apoio dos pais. Por fim, os resultados obtidos revelam a importância de um ensino que se preocupe com as diferenças sociais, principalmente com relação aos adolescentes infratores, um ensino que busque trazer discussões atuais e reais às salas de aula, fazendo com que os jovens tenham interesse e se identifiquem com o que lhes está sendo transmitido.
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