ANÁLISE DE FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS PARA O PLANEJAMENTO ESTRÁTÉGICO

Daniel Leal Valente, Caroline Vieira de Macedo Brasil

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas ferramentas estratégicas e evidenciar a importância delas para a construção do planejamento estratégico. Inicialmente contextualiza-se o tema Estratégia. Posteriormente, conceitua-se planejamento estratégico e explica-se a metodologia bibliográfica utilizada no artigo. Após isso contextualiza-se algumas ferramentas administrativas: análise SWOT, balanced scorecard, matriz Ansoff. Por fim, na conclusão evidencia-se a utilidade das ferramentas estratégicas para a construção do planejamento estratégico.

 

Palavras Chaves: Planejamento Estratégico, Ambiente Organizacional, Pensamento Sistêmico.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ACKOFF, R. L. The meaning of strategic planning. MicKinsey Quaterly, p.48-61, Summer 1966.

BARBOSA, R. R. Monitoração ambiental: uma visão interdisciplinar. Revista de Administração, São Paulo: v.32, n.4, p. 42-53, out/dez, 1997.

BARBOSA, J. D.; TEIXEIRA, R. M. Gestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porte. Caderno de Pesquisasytc em Administração, São Paulo, v.10, n. 3, p. 31-42, jul/set, 2003.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 10. ed. rev. e atual São Paulo: Campus/Elsevier, 2015.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D.P. A estratégia em ação: balanced scorecard. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A estratégia em ação: balanced scorecard. 22.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

KOTLER, Philip; REIN, Irving J.; STOLLER, Martin. Marketing de Alta Visibilidade. São Paulo: Makron, 1999.

KOTLER, Philip. Administração de marketing. 14. ed São Paulo: Pearson, c2013.

MATIAS-PEREIRA, José. Curso de administração estratégica: foco no planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2011.

MATOS, F. G., CHIAVENATO, I. Visão e ação estratégica. São Paulo: Makron Books, 1999.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. ed. compacta São Paulo: Atlas, 2006.

MCGEE, J. V.; PRUSAK, L. Gerenciamento estratégico da informação. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças; Planejamento Estratégico. 26.ed, São Paulo: Atlas, 2009.

OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 27. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

SERRANO, Daniel Portillo. A Matriz de Ansoff - Produto / Mercado. Disponível em: Acessado em 08 de março de 2019.

TREINTA, F. T. et al. Metodologia de pesquisa bibliográfica com a utilização de método multicritério de apoio à decisão. Production, v. 24, n. 3, p. 508-520, July/Sep. 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN : 2527-077X

FESPPR - Faculdade de Educação Superior do Paraná