RESPONSABILIDADE DO ESTADO SOBRE O ENCARCERADO
Resumo
As garantias fundamentais impostas pela Constituição Federal brasileira são direcionadas a todos os cidadãos brasileiros, e de forma extensiva a todos os seres humanos, visando o cumprimento dos princípios regulamentadores do Estado Democrático de Direito. Assim sendo, não devem ser excluídos os indivíduos que cumprem pena privativa de liberdade. É Importante destacar que o Estado é detentor do direito do cerceamento de liberdade; porém, ao exercer tal direito, deve proporcionar aos cidadãos encarcerados, também o direito de exercer sua pena com dignidade, o que lhes é assegurado pela Carta Magna. A administração pública, ao não cumprir de forma efetiva sua função, incidirá na Responsabilização do Estado pelos Danos Causados aos Indivíduos do Sistema Penitenciário, sendo necessária somente a demonstração do nexo de causalidade entre a atividade estatal e o dano suportado. Importante ainda, nesse aspecto, evidenciar a culpa do agente causador do dano, sendo possível o direito de regresso, bem como as causas que excluem a responsabilidade do Estado e quais danos são passíveis de indenização. Finalmente, é imprescindível a exposição dos principais fundamentos utilizados pelos Tribunais brasileiros, e de que forma, efetivamente, se dá a Responsabilidade Civil do Estado pelos Danos Causados aos Indivíduos encarcerados no Brasil.
Texto completo:
PDFReferências
BACELLAR Filho, Romeu Felipe. Processo administrativo disciplinar. 4.ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
BITENCOURT, Cézar Roberto. Tratado de Direito Penal, 2: parte especial: dos crimes contra pessoa. 15.ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
BOSCHI, José Antonio Paganella. Das Penas e seus Critérios de Aplicação. 7.ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2014.
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GIAMBERARDINO, André Ribeiro. Crítica da pena e justiça restaurativa: a censura para além da punição. Florianópolis: Empório do Direito Editora, 2015
MONTEIRO FILHO, Carlos Edison do Rêgo. Problemas de responsabilidade civil do Estado. São Paulo: Malheiros, 2006.
NUCCI, Guilherme de Souza. Individualização da pena. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009.
PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional. 16.ed. São Paulo: Saraiva, 2016
RIZZARDO, Arnaldo. Responsabilidade Civil. 7.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2015.
ROSA, Paulo Tadeu Rodrigues. Responsabilidade do Estado por atos das forças policiais. Belo Horizonte: Líder Editora, 2004.
RUARO, Regina Linden. Responsabilidade Civil do Estado por dano moral. Porto Alegre: Direito & Justiça, v. 2, 2002.
SANTOS, Juarez Cirino dos. Manual de Direito Penal. 2.ed. Florianópolis: Conceito Editorial, 2012.
SILVA, Antônio Julião da. Lei de Execução Penal. 2.ed. Curitiba: Juruá, 2006.
STOCCO, Rui. Tratado de Responsabilidade Civil. 6.ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN : 2527-077X
FESPPR - Faculdade de Educação Superior do Paraná