A RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL DA SAMARCO DIANTE DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE REJEITOS EM MARIANA/MG

Karine Corrêa

Resumo


Em 5 de Novembro de 2015, a cidade de Mariana/MG foi palco do maior desastre ambiental de todos os tempos no Brasil. A barragem de Fundão e de Santarém, no complexo minerário de Germano, subdistrito de Bento Rodrigues em Mariana/MG, sob a responsabilidade da Samarco Mineradora S.A., rompeu-se e liberou mais de 60m³ de rejeitos no meio ambiente, além de ter devastado milhares de famílias que ali viviam. Por outro lado, a tragédia que devastou o distrito de Bento Rodrigues serviu para alertar a população em geral, mas principalmente o Governo Federal, o Estado de Minas Gerais e o Município de Mariana/MG, sobre quão relapsa é a fiscalização das empresas mineradoras e a observância das leis ambientais e suas responsabilidades civis. O presente artigo tem o objetivo de abrir uma discussão acerca da responsabilidade civil ambiental da Samarco Mineradora S.A., uma vez que pertencia à ela a barragem ora rompida. Conclui-se que houve negligência por parte da Mineradora e do Estado, sendo necessário que casos como este não mais se repitam e não caiam no esquecimento.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Promulgada em 05 de outubro de 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em: 07 out. 2017.

BRASIL. Lei nº 6.938, de 31 de Agosto de 1981. Política Nacional do Meio Ambiente. Brasília/DF. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6938.htm> Acesso em: 07 out. 2017.

BELCHIOR, Germana Parente Neiva; BRAGA, Lara Facó Santos; THEMUDO, Tiago Seixas. A responsabilidade civil por danos ambientais: um ano após o desastre ocorrido em Mariana/MG. Universitas Jus, Brasília, v. 27, n. 3, 2017 p. 108-118

LEITE, José Rubens Morato; MOREIRA, Danielle de Andrade. Sociedade de risco, danos ambientais extrapatrimoniais e jurisprudência brasileira. In: LEITE, José Rubens Morato, FAGUNDEZ, P. R. A. (Orgs.). Biossegurança e novas tecnologias na sociedade de risco: aspectos jurídicos, técnicos e sociais. Florianópolis: Conceito Editorial, 2007, v. 1, p. 161.

MACHADO, Paulo Affonso Leme.Direito Ambiental Brasileiro. Editora Malheiros, São Paulo, 21ª Ed. 2013.

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de direito administrativo. 17 ed. São Paulo: Malheiros, 2004, p .451.

PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de direito civil: contratos, declaração unilateral de vontade, responsabilidade civil. 18. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2014, v. 3.

RODRIGUES, Marcelo Abelha. Elementos de direito ambiental: Parte Geral. 2. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2005. p. 203.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN : 2527-077X

FESPPR - Faculdade de Educação Superior do Paraná