Diretrizes para Autores
Instruções para autores
A Revista Científica FESPPR Publica é uma publicação semestral, com artigos científicos originais, ensaios e resenhas destinados às áreas de Computação, Sociais Aplicadas e Direito com foco no desenvolvimento e suporte aos cursos de graduação e pós-graduação da FESPPR, e direcionados aos profissionais de áreas afins. A responsabilidade é do Núcleo de Extensão e Iniciação Científica (NEIC) da Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESPPR), cujo objetivo é divulgar a produção acadêmica e científica de pesquisadores e grupos de pesquisa nacionais e internacionais para promover o debate nas áreas.
INDICAÇÕES GERAIS
Todos os trabalhos devem ser inéditos e não podem estar submetidos à avaliação simultânea em outros periódicos.
Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de responsabilidade dos autores.
Todos os artigos serão submetidos à Equipe Editorial da Revista, sendo realizada avaliação por pares.
Os trabalhos podem ser encaminhados em português, inglês ou espanhol e o resumo deve ser apresentado na língua original do texto com a tradução para a língua inglesa e espanhola.
Abreviações oficiais poderão ser empregadas somente após uma primeira menção completa.
NÃO deverão constar nos trabalhos: nome dos autores, titulação, filiação institucional, e-mail e endereço completo. Estes dados devem ser preenchidos em campos constantes no perfil dos autores.
O preparo e encaminhamento com anonimato para avaliação é feito pelo editor científico de cada área, portanto é necessário que o arquivo submetido seja no formato TXT (texto). Não será considerada submissão com arquivos PDF.
Os artigos recebidos são encaminhados a dois avaliadores (pareceristas) para avaliação pelos pares (peer review). Os editores coordenam as informações entre autores e avaliadores, cabendo-lhes a decisão final sobre quais artigos serão publicados com base nas recomendações feitas pelos avaliadores. Quando recusados, os artigos serão devolvidos com a justificativa do editor. Caso aceitos, os textos passam pela revisão, editoração e publicação. Poderão ser reenviados os textos reformulados, quando for o caso.
São observados os seguintes critérios: relevância para a revista FESPPR Publica e para as áreas de computação, sociais aplicadas e direito; consistência e rigor teórico conceitual; articulação entre objetivo, fundamentação teórico metodológica, análise e conclusão de dados; bibliografia pertinente e atualizada; originalidade e contribuições para as áreas; correção de linguagem e respeito às normas técnicas - ABNT.
Os resultados serão expressos como: Aceito; Aceito com reformulações; Não aceito.
FORMA E APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS
Os textos aceitos pela Revista FESPPR Publica se enquadram nas categorias:
- Artigo científico original: oriundo de resultado de pesquisa. Sua estrutura deve ter: Introdução, Metodologia, Conclusão e Referências. O texto deve ser elaborado com, no máximo, 20 páginas e conter até cinco ilustrações quando for o caso.
- Ensaios: oriundos de estudos com delineamento definido, consistente, baseados em pesquisa bibliográfica, catálogos, banco de teses, indexadores, que possam contribuir com o estado da arte. O texto deve ter até 20 páginas.
- Resenha: análise interpretativa crítica de uma obra, orientando o leitor quanto às suas características e usos potenciais. O texto deve ter até cinco páginas.
- Resumo de TCC: resumo de Trabalho de Conclusão de Curso. O texto deve ter até oito páginas.
Os trabalhos devem ser apresentados pelo sistema de acesso livre adotado pela Faculdade de Educação Superior do Paraná – FESPPR
(http://publica.fesppr.br/index.php/publica/index).
Os textos devem ser digitados em Word for Windows, em fonte Arial, tamanho 12 pt, espaçamento entre linhas de 1,5, formato A4, não devendo ultrapassar 20 páginas para os artigos, cinco páginas para as resenhas e 8 páginas para resumos de TCC, incluindo as referências, ilustrações, figuras, gráficos, quadros e tabelas.
Ilustrações, figuras, gráficos etc. devem ser limitados ao mínimo indispensável (observando que o título também deverá ser indicado no texto onde a ilustração será inserida), identificados e numerados consecutivamente.
No preparo do original, deverá ser observada a seguinte estrutura:
Cabeçalho
Título do artigo em português (Inicial em maiúscula, restante em letras minúsculas, a menos que seja nome próprio, em negrito, fonte Arial, tamanho 12 pt, centralizado), subtítulo em letras minúsculas (exceção para nome próprio), em inglês (obrigatório), francês ou espanhol (somente a primeira letra do título em maiúscula, as demais palavras em letras minúsculas – exceção para nome próprio), em negrito, fonte Arial, tamanho 12 pt, centralizado). O título deve conter no máximo 12 palavras, sendo suficientemente específico e descritivo.
Nome(s) do(s) autor(es) deve(m) estar abaixo do título alinhados à direita (apresentar em nota de rodapé: afiliação institucional/vínculo, cidade, Estado, país e e-mail).
Resumo (Abstract)
O resumo é a apresentação sintetizada dos pontos principais do texto, destacando as considerações emitidas pelo autor, com uso de 100 a 250 palavras. O correspondente abstract deve ser compatível com o texto do resumo. Palavras-chave no idioma original e suas correspondentes Keywords. São descritores que identificam o conteúdo do artigo. O número de descritores é de no mínimo três e de, no máximo, cinco.
Corpo do texto
Introdução: Contém o propósito do estudo, de maneira concisa, e descreve quais os avanços que foram alcançados com a pesquisa. Inclui a contextualização do problema por meio de revisão bibliográfica. A introdução não deve incluir dados ou conclusões do trabalho em questão.
Metodologia: Apresenta a trajetória metodológica em sua abordagem, procedimentos de investigação e análise dos dados. A fundamentação e argumentação teórico metodológica deve ser pertinente ao tema abordado e possibilitar uma análise densa e aprofundada. A literatura deve expressar referenciais atualizados da área.
Conclusão ou Considerações finais: Aponta(m) as contribuições ao propósito do texto relacionando-as ao conhecimento já existente, ampliando e aprofundando as discussões. Devem ser incluídas as citações indispensáveis para embasar o estudo.
Referências: Somente as citações que figuram no texto devem ser referenciadas. As referências no final do trabalho devem ser organizadas e apresentadas em ordem alfabética de acordo com o sobrenome do primeiro autor. Para elaboração das referências, deve ser observada a norma NBR 14724 da ABNT, abr. 2011. Não utilizar abreviações nem siglas dos nomes das instituições. Deve-se evitar ao máximo a citação de citação.
É importante que, durante a execução do trabalho, o autor consulte a página da revista online e verifique a apresentação dos artigos publicados, adotando o mesmo formato; além de revisar cuidadosamente o trabalho com relação às normas solicitadas: tamanho da fonte em cada item do trabalho, numeração de página, a legenda de tabelas e quadros, formatação da página e dos parágrafos, citação no corpo do texto e referências conforme solicitado e se em português, inglês e/ou espanhol. E, por fim, deve ser verificado se todos os autores citados constam nas Referências ao fim do trabalho.
NOTA: Fica a critério da revista a seleção dos artigos que deverão compor os fascículos, sem nenhuma obrigatoriedade de publicá-los, salvo os selecionados pelos pares.